ATM é a sigla para articulação temporomandibular. Essa é uma articulação que liga a mandíbula ao crânio e seu encontro fica logo à frente das orelhas.
Quando essa articulação possui alguma disfunção de qualquer tipo, são popularmente chamadas de DTM (Disfunção temporomandibular), porém existem diversas outras patologias como por exemplo hiperplasias condilares, osteocondromas, reabsorção condilar interna da adolescente, artrite reativa e etc.
Sintomas da DTM
São muitos os sintomas e sinais provenientes dos distúrbios da ATM. Como a maioria deles também podem ser associados a outras doenças, é difícil ter certeza se você tem DTM.
Por isso é importante consultar o cirurgião buco maxilo facial no caso do surgimento desses sintomas. Ele poderá fazer um diagnóstico de acordo com o histórico da doença, solicitar alguns exames como: ressonância magnética, tomografia,exames laboratoriais.
Os sintomas mais comuns do distúrbio da ATM são:
- Dor ao abrir muito a boca ou durante a mastigação;
- Dor, barulho ou estalido próximo ao ouvido;
- Travamento da mandíbula ou dificuldade em movimentá-la;
- Dores de cabeça muito parecidas com enxaqueca;
- Mudança no encaixe dos dentes;
- Percepção que a mandíbula está entortando ou está assimétrica;
- Percepção que o queixo está indo cada vez mais para trás.
Tratamento do distúrbio da ATM
São inúmeros os tratamentos que são capazes de tratar essas diferentes patologias.
Após a consulta e um diagnóstico, poderemos indicar um ou mais tratamentos para alívio desses sintomas e reabilitação do sistema mastigatório.
Entre os tratamentos estão os seguintes:
- Placas miorelaxantes;
- Toxina botulínica (BOTOX);
- Terapia medicamentosa com analgésicos, antiinflamatórios, suplementos para cartilagens, anti depressivos, anti convulsivantes;
- Artroscopia diagnóstica e artroscopia operatória;
- Cirurgias de reposicionamentos dos meniscos e reconstrução ligamentar, condilectomia alta, e reconstrução total com próteses de ATM.